sexta-feira, 23 de novembro de 2012

IYENGAR-SABADOS 12:30 às 14 hs

                                                            A POESIA NO YOGA    
                                                    
 "Corro como o cervo que, tonto do seu proprio almiscar, se esgueira pelas sombras da floresta. A noite é uma noite de maio; a brisa é uma brisa de meio-dia. Desgarro-me e vagueio; PROCURO O QUE NÃO CONSIGO ENCONTRAR E ENCONTRO O QUE NÃO PROCURO.  Sobe do meu coração a imagem do meu desejo: e vejo-a dançar ante os meus olhos. Mas desvanece-se a visão deslumbrante. Tento retê-la: ela me escapa e fico todo perdido. PROCURO O QUE NÃO CONSIGO ENCONTRAR E ENCONTRO O QUE NÃO PROCURO"

 RABINDRANATH TAGORE
 (Nasceu em 7 de maio de 1861 e faleceu em 7 de agosto de 1941) poliglota bengali, que tinha a alcunha de GURUDEV, poeta, romancista, músico e dramaturgo, reformulou a literatrura e a música bengali no final do século XIX e início do século XX.

QUANTOS ENSINAMENTOS YOGUICOS ENCONTRAMOS NESSA POESIA?

A poesia em forma de movimento é a realização de um asana, por mais simples que ele seja, obedecendo seu ritmo interno, sua mente estando presente, sua respiração serena, você experimenta a COMPLETUDE do que é ser SER HUMANO.


http://www.youtube.com/watch?v=gnTN-WgvP1M


USTRASANA-A POSIÇÃO DO CAMELO. 
Efeitos: Toda a coluna é esticada para trás e tonificada. No método Iyengar utilizamos a parede, cadeiras, cintos, vários adereços e jeitos  de realiza-la de uma forma simplificada para que idosos ou pessoas com problemas na coluna possam se sentir satisfeitos na execução e devagar ir aperfeiçoando-a.

f
 Fazendo Ustrasana com a ajuda dos cintos presos na parede é um dos exemplos.

Novas turmas do método Iyengar no Núcleo de Yoga Ganesha, 3ª e 5ªs feiras das 17.30 às 19 horas e aos sábados das 12.30 às 14 hs. 

JUTILDE DE MEDEIROS

https://www.facebook.com/nucleodeyogaganesha
http://nucleodeyogaganesha.com.br/blog/
http://www.nucleodeyogaganesha.com.br/








HATHA YOGA COM INFLUÊNCIA DO MÉTODO IYENGAR
O método Iyengar trabalha com o alinhamento do esqueleto.


http://www.youtube.com/watch?v=Hu5WPR4GqFA

 




 O osso é o centro, e os músculos são as asas laterais a esse centro.

 

 http://www.youtube.com/watch?v=WFQ-CrSvuuM&feature=relmfu

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A VIAGEM PARA O OUTRO MUNDO

Realmente foi um outro mundo. Choque atrás de choque. Me fez repensar tantas coisas que ainda estou com as tripas viradas. Pensando em Glauber, Tom Zé, Kassel, Guerra, Loiros, Índios, Melzungen, avião, a magia de viajar, permanecer.  Permanecer pra mim é importante, é uma prática que adquiri  no yoga que trabalha muito bem minha paciência (que é quase nenhuma), e que não abro mão. É muito boa a sensação, poder parar e olhar, refletir, ter esse domínio do seu tempo, não precisar correr. NÃO PRECISAR, eu disse.
No meio da experiência de dança com o grupo de Chicago eu gritei: BRASILLLLLLL....silllllll....sillllll...
hahaha...lembro até agora essa sensação...foi muito boa....
Essa foto é em frente a Prefeitura, estavamos passando e vimos uma concentração de motociclistas e lembrei da Eremita.
EU TE AMO MEU BRASIL, EU TE AMOOOOOOOOOOOOO!!!!
Ai que saudades que me deuuuuuuuuuuuuuuu.....daqui

E agora de lá.............óóóóóóó....AUE PARK............
Nesse parque tem um fantasma, guardião das plantas e dos animais da floresta, mas que para o Apichaptong é a representação da violência que acontece no país dele, e que quase eu fiz uma performance com esse fantasma no fundo, mas no fim não deu certo....mas eu ainda vou criar uma novela filmada com a história que rolou na minha cabeça nesses dias de amargura e angustia em Kassel, em plena Documenta que foi o que me salvou, enfimmmmmmmmm..........abençoada DOCUMENTA.
A casinha do japonês, também no parque, representada  à beira mar, com os barcos emborcados em volta, quebrados, outros restaurados, prontos para zarpar e dentro dela representado todo o mundo que por lá passou. É o mundo todo na casinha do Shinro Ohtake.
 O barco em cima da árvore, são vários, redes de pescar...
 O barco emborcado, são vários....
 A casa à noite, não fui lá nenhuma vez à noite.
                                                       O livro enorme com colagens............
                                                                            Ele.
E olhando a casa dentro, pela janela da frente....bicicletas, muitas engrenagens elétricas, fotos, a carcaça de uma guitarra...........muitos símbolos........muitos........
E a índia olhando............vinda de outro mundo.



terça-feira, 7 de agosto de 2012

 A DESPEDIDA




Aqui a índia que ainda não aconteceu...preste bem atenção AINDA...
Cheia de sonhos.
O Adeus alegre e saudoso da Lucynha. Alemanha!!! Aí vou eu....!!!


domingo, 4 de março de 2012


HATHA YOGA COM INFLUÊNCIA DO MÉTODO IYENGAR
O método Iyengar trabalha com o alinhamento do esqueleto.

O osso é o centro, e os músculos são as asas laterais a esse centro.
           
        É  um tratamento médico subjetivo que afeta os centros vitais do corpo.

                                Os ásanas é um dos meios com os quais é criada e mantida a energia divina de kundalini, que é igual à energia cósmica.
                

 

O SURYA NAMASKAR, ajuda essa energia circular em todo corpo, é uma série de várias posturas interligadas com um conhecimento profundo dos chakras, as cores, os mantras, os órgãos equivalentes no corpo físico, a respiração...etc...etc...



A prática das posturas ajuda a manter o equilíbrio dos cinco elementos, evitando com isso uma série de doenças.

                         
O Yoga confere firmeza ao corpo, clareza à inteligência e pureza ao coração. Isso é PAZ , ao verem essa PAZ os outros aprenderão.

O texto usado é todo retirado do livro "Luz do Yoga" B.K.S.IYENGAR


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

YOSHIKI HAYASHI



Hoje estou muito FELIZ, porque consegui baixar o show completo de YOSHIKI FEAT VIOLET UK, trabalho do meu querido YOSHIKI  quando não podia tocar sua linda bateria, quando estava proibido de balançar aquela bela cabeça , e depois de alguns anos parado (parado?) você acha mesmo que um artista que compôs uma obra como a dele fica parado pelo menos alguns segundos? Com a Graça de Deus sim, por vontade própria não. Isso é um tormento, você quer dar uma parada mas não consegue, a mente está acostumada, é um vício.
A obra do Yoshiki é basicamente rock, bom rock, ele toca uma bateria alucinada, a mais alucinada que eu conheci, ele pensa a bateria,  faz  ela subir acima da orquestra, literalmente, no espaço, desenvolveu um acessório que a bateria vai subindo, primeira vez na vida que vejo uma bateria ser a estrela, no lugar da orquestra.
Nesse vídeo ele está ensaiando e erra, é muito engraçado

VIOLET UK, os fãs esperando  endoidecidos aquele rock pesado, Hard Rock, e nada...vem essa coisa linda desse projeto, mas para quem gosta do piano, da orquestra, do sonho calmo e sereno, isso é YOSHIKI FEAT.
Ver o Yoshiki maestrando é outra oportunidade única. E engraçado que eu tenho trechinhos desse concerto que já copiei a muito tempo.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

YOGA DE SÁBADO – 10 HORAS DA MANHÃ-NÚCLEO DE YOGA GANESHA
ESTUDO DE ASANAS:   O CORPO É INDOLENTE
Os asanas são várias posturas que levam as funções físicas e fisiológicas do corpo a entrar em harmonia com o padrão psicológico da disciplina .
A importância do método IYENGAR de Yoga é o alinhamento do esqueleto, favorecendo a correção postural.

ESTUDO DE PRATIAHARA,:  A MENTE É BRILHANTE:
A viagem interna dos sentidos, quando se desligam da pele e se voltam para o amago do ser, ajudando na concentração e na memória.
Durante toda a prática dos ásanas o aluno vivência PRATIAHARA, quer ele esteja consciente ou não desse fato.

ESTUDO DE DHARANA:   A ALMA É LUMINOSA
A seiva que contém  a viagem  ao interior do ser se chama DHARANA,  é focalizar a atenção no cerne do ser.  DHARANA tem foco , DHyANA (Meditação) já não tem foco.
Através da concentração nos chackras, nas cores e nos bija mantras, incluindo também a relação de cada chackra com os órgãos físicos correspondentes, e a função. 
Toda a relação do praticante com a intimidade interna do yoga, você vivência em 1:30 hs de aula que inclui também o relaxamento do corpo físico,  dos órgãos internos e o vivenciar de sua energia sutil, chamada SATVA GUNA. Esse estado é  a sensação de leveza, harmonia e serenidade que se alcança todo final da aula de YOGA.
Trechos inspirados no livro "ÁRVORE DO YOGA" - IYENGAR




 Mini Work shop - Encontro teórico vivencial -                          24/02/2012
 Vicara: quem sou eu?

As crises que nos assolam ao longo da vida nos trazem muitas vezes um sentimento de derrota por não termos alcançado as expectativas da fase inicial da vida adulta. Por outro lado apontam para um questionamento necessário acerca da mudança que se apresentam em imagens,sonhos e até nos eventos que nos frustram muitas vezes. Quanto mais o individuo puder ir a favor da mudança através do resgate de seu significado maior será seu estado interno de calma e felicidade.

Aqui temos a oportunidade de nos tornarmosum indivíduo-saindo dos determinismos culturais e dos complexos materno epaterno que tanto nos assolam, abandonando o falso eu.

Estes ensinamentos estão contidos napratica transmitida por Ramana Maharshi, o sábio de Arunachala que foicomentado por Carl Gustav Jung no texto sobre Psicologia e Religião Oriental.



Encontro: dia24 de fevereiro (Sexta feira)

Horário: 19hs.

Duração: 3hs.

Investimento: $120,00.

Facilitadora: Márua Roseni Pacce - analistajunguiana, membro do Instituto Junguiano de São Paulo, da Associação Junguianado Brasil e da IAAP-International Association Psychology, com sede emZurique,  e diretora do Núcleo de yoga Ganesha, que comemora 30 anos emSão Paulo.



Local: Núcleo de Yoga Ganesha.

Rua Ferreira de Araújo- 449 - Pinheiros.

tel: 11- 3819-3283 begin_of_the_skype_highlighting            11- 3819-3283      end_of_the_skype_highlighting begin_of_the_skype_highlighting            11- 3819-3283 begin_of_the_skype_highlighting            11- 3819-3283      end_of_the_skype_highlighting      end_of_the_skype_highlighting

www.nucleodeyogaganesha.com.br

Inscrições antecipadas com Marlene em nossasecretaria.



sábado, 21 de janeiro de 2012

AULA ABERTA DE DANÇA MODERNA NO ESPAÇO GANESHA PERMANECE ATÉ 15/02

A dança merece um selo, já pensou que lindo?Uma série de selos só com dança? Esse dá Wigman é lindo.

          "A DANÇA É A LINGUAGEM ESCONDIDA DA ALMA"
                                                                            Martha Graham
           AULA ABERTA NO NÚCLEO DE YOGA GANESHA ESTARÁ ATIVA ATÉ 15/02/12

                            http://www.youtube.com/watch?v=Kzcag9cW99g&feature=related

                       Milhões de possibilidades  existem de movimentação em uma improvisação.






 "Dançar é sentir, sentir é sofrer, sofrer é amar... Tu amas, sofres e sentes. Dança!" 
                                                                                                   (Isadora Duncan)


   
                  Linda foto de 1921 de Thérèse Duncan, uma das discípulas de Isadora.


Interessante foto da Cia.Graham retratando bem a composição coreográfica da técnica, ressaltando o contrastre entre oposições de direções para acentuar o efeito dinâmico. 
JUTILDE MEDEIROS na criação de "SUA VOZ ACENDE UM FOGO NA MINHA TIMIDEZ" solo criado com música de GACKT músico do JRock(rock japonês)









quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

MARY WIGMAN - A Dança Expressionista Alemã

Quem foi o louco que afirmou que a dança depende da música
Mary Wigman.
                              
Outra figura que me identifico muito dentro da dança moderna é Mary Wigman.
A dança moderna na Alemanha se desenvolveu principalmente como uma busca por essências que respondessem à grande ansiedade e inquietude características do conceito histórico da I Guerra. A resposta a esses fatos foi um movimento para dentro.
 
  Em algumas coreografias os dançarinos usavam máscaras, recurso que despersonalizava os intérpretes, transformando-os em tipos e emoções universais. Ocultos sob formas ameaçadoras e rígidas o rosto transfere para o corpo todo o potencial emotivo.
 




Marie Caroline Sofie Wigmann (1886-1973), Mary Wigman, começou na dança pela Escola Rítmica de Dalcroze, que formulou um sistema de ensino segundo o qual a educação auditiva deveria começar por um senso rítmico que é basicamente muscular, estipulou assim que o corpo era o instrumento primordial para assimilação da música. Teria importante repercussão sobre a nascente dança moderna através de seus três princípios:
 1. O desenvolvimento do sentido musical passa pelo corpo inteiro. 2. O despertar do instinto motor conscientiza as noções de ordem e equilíbrio. 3. A ampliação da faculdade imaginativa se faz por livre troca e íntima união entre o pensamento e o movimento corporal.
 Wigman não se limitou a propagar modelos apreendidos, para ela era necessário construir uma nova arte, então desenvolveu sua própria dança que ficou conhecida como Ausdrucktanz (literalmente, a dança da expressão).

http://www.youtube.com/watch?v=Tp-Z07Yc5oQ&feature=results_main&playnext=1&list=PLFE4C52E13AA70E65





Criou obras solo e de grupo nas quais personagens eram substituídos por tipos universais, genericamente chamados MULHER, MORTE, DOR.

Através de seus gestos ela criava alegorias que funcionavam como ampliações coreográficas da vida.



A dança de Wigman centrava-se na oscilação das emoções humanas, pois tentava sintetizar os pólos opostos da tensão e do relaxamento, da contração e da expansão. Em Evening Dances (Danças Noturnas) Wigman condensava as forças de Deus e do demônio dentro dela própria.

 Em busca de uma “arte alemã pura e essencial”, Wigman faz a coreografia de uma época sofrida, quando a Alemanha, recém saída de uma guerra, encaminha-se para outra, motiva-se pelo grotesco e pelo demoníaco, explorando estados emocionais primitivos, expressos em movimentos abstratos que usavam o corpo inteiro dos intérpretes



                   “Apenas pela dança eu posso falar adequadamente das coisas maiores.”


                                           MARTHA GRAHAM/MARY WIGMAN,anos 50